
O XXXIV Meeting Internacional do Porto, que se realiza este fim de semana no Complexo de Piscinas de Campanhã, vai contar com a participação de 413 atletas (218 masculinos e 195 femininos) em representação de 57 equipas.
Aos 46 clubes portugueses, juntam-se uma equipa dinamarquesa, seis espanholas, duas italianas e duas suíças.
Seis dos 12 nadadores nacionais com mínimos para os Europeus de Glasgow (3 a 9 de agosto) vão marcar presença na prova portuense: Victoria Kaminskaya, Diana Durães, João Vital, Tamila Holub, Ana Catarina Monteiro e Raquel Pereira.
A Federação Andaluza, com 32 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em competição, seguida do FC Porto com 21 e do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas com 17.
Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal, considera que a competição “terá finais que se preveem disputadas até ao último milímetro, não podendo os nadadores facilitar na parte da manhã se quiserem lutar pela vitória nas finais”.
Ainda para o técnico nortenho, “será uma competição ainda com maior qualidade e equilíbrio que nas edições anteriores, atendendo ao conjunto de nadadores nacionais e internacionais de bom nível que nos visitam”.
Rodolfo Nunes destaca os objetivos principais do meeting: “Últimos ajustes da Seleção Nacional júnior com vista ao Europeu, recordes nacionais, regionais e do Meeting do Porto”.
No sábado e domingo, as eliminatórias estão agendadas para as 09h00 e as finais às 16h30.
O Meeting Internacional do Porto, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal em parceria com a Porto Lazer, é a quarta e última competição integrada na primeira edição do Circuito Luso-Andaluz.