
Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), considera que o Meeting Internacional do Porto “regressa rejuvenescido”, após um ano de interregno por força da falta de garantias de apoios nos moldes em que era realizado, quer do ponto de vista financeiro, quer de ordem logística.
“Devido a algumas dificuldades e constrangimentos no ano passado, houve necessidade de encontrar uma nova estratégia para o Meeting do Porto, cuja prova nunca quisemos acabar. Fizemos alterações ao regulamento, adaptando-as à nova realidade, não descurando a dinâmica, qualidade e organização habitual desta competição”, refere o líder associativo, destacando “a presença inédita da Seleção Nacional há muito reclamada e finalmente atendida pela Federação Portuguesa de Natação, bem como a presença da seleção brasileira, com o recordista mundial Matheus Santana, e a estreia da Índia, Irão e Angola”.
“É com expetativa, e se o clima o permitir, que esperamos bons resultados e que os nadadores portugueses possam ainda conseguir mínimos para as competições internacionais”, conclui Aníbal Cabral Pires.
O brasileiro Matheus Santana, recordista mundial júnior, é a principal figura do 31.º Meeting Internacional do Porto, a ter lugar na Piscina Municipal de Campanhã no próximo fim-de-semana, cuja prova, que regressa após um ano de interregno com a estreante Seleção Nacional, tem o aliciante de ser a última oportunidade de obtenção de mínimos para os Campeonatos da Europa de Absolutos e Juniores e Jogos Olímpicos da Juventude.
A seleção júnior canarinha, formada por nove nadadores, tem como cabeça-de-cartaz Matheus Santana, que superou recentemente por três vezes, em apenas 15 dias, o recorde do mundo júnior dos 100m livres, percorrendo a distância em 48,35. O nadador brasileiro é o segundo mais rápido do seu país, atrás do campeão olímpico Cesar Cielo (48,13), ocupando a sétima posição do ranking mundial absoluto.
O Meeting Internacional do Porto surge como a derradeira oportunidade para os nadadores portugueses conseguirem os mínimos para os Campeonatos da Europa de Absolutos (18 a 24 de agosto em Berlim) e Juniores (9 a 13 de julho em Dordrecht) e Jogos Olímpicos da Juventude (20 a 28 de agosto em Nanjing).
A Seleção Portuguesa, que competirá pela primeira vez na prova portuense, apresentar-se-á com 14 nadadores já apurados para a Taça CoMeN e Europeus de Absolutos e Juniores. Índia, Irão e Angola também se vão estrear no Meeting Internacional do Porto. Equipas da Suíça, República Checa e França fecham o lote das representações estrangeiras.
No sábado e domingo as eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h30.
Prova mais antiga do calendário português, o Meeting Internacional do Porto, com a participação de 452 atletas (252 masculinos e 200 femininos) em representação de 46 equipas, está integrado no programa das Festas da Cidade, sendo organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e apoiado pela Câmara Municipal do Porto através da PortoLazer.