
Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, considerou esta quinta-feira que a “qualidade foi reativada” no Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, cuja 10.ª edição vai realizar-se nos dias 2 e 3 de fevereiro nas Piscinas Municipais.
A competição vai contar com a participação de 441 atletas (245 masculinos e 196 femininos) em representação de 41 equipas oriundas de Espanha, Itália, Polónia e Portugal.
Vencedor coletivo de três edições, a última das quais no ano anterior, o FC Porto, com 36 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em prova, seguido do Famalicão com 33 e do Sporting de Braga com 24.
Pela primeira vez na história da competição, a Seleção Nacional Absoluta, vinda de um estágio de altitude em Serra Nevada (Espanha), marcará presença, sendo constituída por Ana Catarina Monteiro, do Fluvial Vilacondense, Diana Durães, Victoria Kaminskaya e Miguel Nascimento, do Benfica, Diogo Carvalho, do Galitos, Gabriel Lopes, do Louzan Natação, Guilherme Pina e João Vital, do Sporting, Raquel Gomes Pereira, do Sport Algés e Dafundo, José Paulo Lopes, do Sporting de Braga, e Tomás Veloso, do CNAc.
“Com todo este envolvimento, estamos a caminhar para o meeting da Póvoa de Varzim que se realizava há uns anos, pelas condições que a autarquia oferece, da maneira como as equipas são tratadas aqui na Póvoa e do tipo de organização. Após um interregno, reativamos essa qualidade devido ao esforço da autarquia”, afirmou o líder associativo, na apresentação do evento, antevendo que “a Póvoa de Varzim vai ser palco de uma boa competição de natação”.
Por sua vez, Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal, reforçou que “a Póvoa de Varzim aposta fortemente este ano”.
“Vamos apostar nas várias modalidades e nada melhor do que começar com a natação. Plano de água de excelência, numa parceria muita antiga com a associação. Quero agradecer à ANNP a projeção que tem feito nesta modalidade na Póvoa de Varzim, concelho que vive muito do desporto ligado à água. Temos um reforço, tanto em atletas, como em países, é importante trazer esses países para conhecer a Póvoa de Varzim. Há uma aposta mais forte por parte do município e da Associação”, frisou o autarca.
Andrea Silva, presidente da Varzim Lazer, referiu com satisfação que “o Meeting festeja a 10.ª edição desta forma”.
“A Varzim Lazer tem infraestruturas desportivas de excelência. Continuaremos a colaborar nestes e outros eventos. É bom nadar aqui, temos consciência que a Póvoa de Varzim recebe bem e assim vai acontecer nos dias 2 e 3 de fevereiro”, concluiu.
Outra das principais figuras na Póvoa de Varzim é a presença da olímpica Ana Rodrigues, da Associação Desportiva Sanjoanense, que foi a melhor nadadora do meeting de 2018.
O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que marca o arranque das principais provas de piscina longa em 2019, é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer.