
O FC Porto é a equipa com mais nadadores no Open Vale do Sousa, cuja quarta edição realiza-se no próximo fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras.
O clube portuense vai apresentar-se com 37 inscritos, seguido do Grupo Desportivo de Famalicão com 31 e do Sporting de Braga com 25.
A competição, organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal em parceria com a autarquia local, conta com a participação de 262 atletas (130 masculinos e 132 femininos) em representação de 23 equipas.
Ana Catarina Monteiro, do Fluvial Vilacondense, Tamila Holub, do Sporting de Braga, Angélica André, do Fluvial Portuense, Luís Vaz, do Famalicão, Ana Leite, do Ginásio de Vila Real, Gabriel Lopes, do Louzan Natação, André Gonçalo Santos, do Leixões, Mário Pereira e Tomás Veloso, do CNAc, são algumas das principais figuras presentes no evento.
O Open Vale do Sousa surge como derradeira prova de obtenção de mínimos para o Campeonato da Europa de piscina curta, a ter lugar em Netanya (Israel), de 2 a 6 de dezembro, permitindo ainda o apuramento para os Mundiais de piscina curta do próximo ano (6 a 11 de dezembro, em Windsor, Canadá).
No sábado e domingo as provas iniciam-se às 09h30 (eliminatórias) e 16h00 (finais).
O Open Vale do Sousa, de acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Natação (FINA) e da Federação Portuguesa de Natação, está inscrito no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN).
Serão atribuídos, pela primeira vez, prémios monetários. O vencedor coletivo da competição vai receber 200 euros, o segundo classificado 150 euros e o terceiro classificado 100 euros. Os atletas que estabelecerem novos recordes nacionais absolutos em finais terão um prémio monetário de 100 euros.